quarta-feira, 23 de outubro de 2013

Fitosteróis e Saúde Cardiovascular.

                        

As doenças cardiovasculares são as principais causas de morbidade e mortalidade em todo o mundo. Já está bem estabelecido que mudanças no estilo de vida, incluindo hábitos alimentares saudáveis, exercem um papel fundamental na prevenção e tratamento dessas doenças. Nesse sentido tem sido estudada a eficácia do consumo de fitoesteróis sobre a promoção da saúde cardiovascular.
Os fitoesteróis, compostos naturais encontrados em óleos vegetais, frutas, legumes e         cereais são estruturalmente similares ao colesterol e são considerados seguros e eficazes para beneficiar a saúde cardiovascular. Um dos mecanismos propostos para explicar essa relação é a redução do nível sanguíneo de colesterol total pelo fato dos fitoesteróis competirem com a absorção do colesterol da luz intestinal.
A hipercolesterolemia, mas principalmente a concentração elevada de lipoproteína de baixa densidade (LDL), é um dos fatores de risco para o desenvolvimento de doenças cardiovasculares. Assim, reduzir a concentração plasmática de LDL se torna importante para diminuir o risco do desenvolvimento de aterosclerose e doenças cardiovasculares.
A eficácia do uso de fitoesteróis é reconhecida atualmente por entidades nacionais e internacionais, como a Sociedade Brasileira de Cardiologia, que recomenda a ingestão de 2 g/dia de fitosteróis para a redução média de 10-15% do LDL. Segundo a referida Sociedade, uma dieta balanceada com quantidades adequadas de vegetais fornece aproximadamente 200 a 400 mg de fitosteróis. Por isso, dependendo da quantidade desse composto consumido na alimentação, a suplementação pode complementar a necessidade diária recomendada.
Assim, conclui-se que associar o consumo de fitoesteróis a uma dieta equilibrada e estilo de vida adequado pode oferecer um complemento eficaz para promover a saúde cardiovascular.

Fonte: Nutritotal

Nenhum comentário:

Postar um comentário