Sabe aquelas coisas que estão sempre
por perto, mas nem notamos ou sequer conhecemos o nome? Com o glúten é assim! Apesar de estar presente em todos os alimentos que levam trigo, centeio,
cevada, aveia ou malte, essa proteína é uma desconhecida de grande parte do
público. Na verdade, foi assim...
O glúten é uma proteína sem valor nutricional e sem calorias. É ele que proporciona o aspecto viscoso e confere elasticidade a bolos, pães e massas. Na indústria de alimentos, é adicionado a embutidos e até aos chocolates, justamente por conta dessa propriedade.
De uma hora para outra, os holofotes
se voltaram para esse nutriente graças às dietas que banem o glúten do cardápio
com a promessa de modelar a silhueta. O glúten é considerado por muitos, inimigo
de quem busca uma vida saudável.
Por isso, a dieta sem glúten vem ganhando cada vez mais adeptos. Além dos benefícios para a silhueta, os adeptos relatam redução do inchaço abdominal, observam melhora no funcionamento do intestino e também têm diminuição da compulsão alimentar.
Mas atenção! O abandono do nutriente, porém, não seduz todos os especialistas. Há médicos que acreditam que a restrição total de glúten é radical demais e desnecessária.
O principal desafio dos não usuários de glúten é encontrar substitutos à altura do trigo e dos produtos com ele produzidos. Aos poucos, porém, crescem as opções para quem deseja tirar o glúten da dieta. A dica é procurar no mercado alimentos
produzidos com boa qualidade e sem abrir mão do sabor, é claro! Para maiores esclarecimentos procure um especialista.

Nenhum comentário:
Postar um comentário